Achado Subxifóide

Paciente feminino, 33 anos, portadora de valvulopatia reumática com insuficiência mitral, em acompanhamento clínico. Assintomática, procurou atendimento no ambulátorio para realização de ecocardiograma de " rotina". Durante realização do exame foi visualizada a seguinte imagem:












Diante de tal achado, qual a melhor suspeita?

- Trombose?
- Massa tumoral?
- Artefato?

Retornaremos em breve com a resolução do caso!

*Postado pela Dra Manuela Araujo através deste usuário





Resolução:
A paciente em questão realizou Angi-Tc abdominal com o seguinte laudo:
*Volumosa formação, hipervascularizada, com áreas de necrose, medindo 19cmx12cm, localizada no hipocôndrio esquerdo. A referida lesão invade a veia renal esquerda e prolonga-se para o interior da veia cava e até o terço superior da veia gonadal esquerda. Desloca ainda o baço superiormente, o rim inferiormente e tem íntimo contato com a artéria renal esquerda, deslocando-a para baixo. Desloca também o pâncreas inferioromente além de comprimir o fundo gástrico.
*Destaca-se oclusão de veia gonadal esquerda e oclusão quase que total da veia cava inferior na altura das veias renais. Identifica-se imagem tubuliforme com densidade de partes moles na luz do segmento intra-hepático da veia cava inferior o que parece ser coagulo aderido ao trombo tumoral.
*Presença de várias veias varicosas, pélvicas, perirenais à esquerda e ao redor da lesão sendo que esta última drena em rica e extensa rede de colaterais ao redor da veia renal esquerda.
* Nódulos hepáticos no segmento IV-A(1,2cm), IV-B(1,3cm), e no segmento VI(1,3cm).

Realizou imunohistoquímica que foi compátivel com o carcinoma de cortical adrenal (K167 positivo em 20%)

Comentários

  1. Muito enlouquecedora uma imagem destas, eu também teria ficado sem dormir Manuela. Primeiro parabens por ter realizado um exame completo, pois a janela subxifoide nem sempre é olhada.Segundo, quanto a pergunta, digo que artefato com certeza nao é; pode ser trombo e tumor, ou as duas coisas juntas ( um estado de hipercoagulabilidade sec a presença do tumor).
    Imagem rara, bem colhida e muito preocupante.

    ResponderExcluir
  2. De fato, trata-se de uma imagem muito interessante! Um tipo de tumor a ser lembrado e que provoca extensão intravascular é o carcinoma de célula renal, podendo invadir as câmaras direitas através da veia cava inferior. O que fala contra é a idade. Normalmente acomete mais a 6ª e 7ª década. Parabéns à equipe de ecocardiografia do HSR.

    ResponderExcluir
  3. "Melanomas, sarcomas, leukemia and renal cell carcinoma metastasize to the heart. Lymphomas may involve the heart by virtually any path, including direct extension, hematogenous seeding or lymphatic spread. Thymoma and esophageal carcinoma involve the heart by direct extension. Melanomas, renal tumors including Wilms' tumor and renal cell carcinoma, adrenal tumors, liver tumors and uterine tumors are the most frequent intracavitary tumors, often spreading directly up the inferior vena cava."
    Obviamente não há como excluir a possibilidade de ser um trombo, como Nila disse.
    Parabéns pelas imagesn.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, confesso que essa imagem me assustou um pouco. Mas muito interessante a resolução desse caso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo de Marca-passo - Ricardo Sobral

ESTUDO ISIS - 2