IAM e Aneurisma de Coronária direita




Paciente 41 anos, testemunha de jeová, obeso (IMC 31), dislipidêmico, admtido com quadro de IAM sem supra de ST, sendo submetido ao cateterismo cardíaco que evidenciou importante ectasia da coronária direita com fluxo TIMI muito lentificado com presença de trombos nessa artéria e demais artérias coronarianas normais. Foi submetido a Agino - TC (em anexo) com escore de cálcio zero. Não apresentava outras condições que justificassem tal alteração como uma causa secundária.
Conduta:
1) Tratamento cirúrgico
2) Tratamento com intervenção coronariana percutânea
3) Tratamento clínico com AAS e clopidrogrel
4) Tratamento clínico com AAS, clopidrogrel e ACO
5) Tratamento clínico com ACO


Comentários

  1. Nesse cenário em que o mecanismo do infarto é o trombo suboclusivo em uma artéria ectasiada o que dificultaria a ancoragem para o balão impossibilitando assim a angioplastia, optaria pela dupla antiagregação associado a ACO ( paciente 41 anos) com proteção gástrica otimizada.
    Descartaria proposta de cirurgia em um paciente uniarterial ( comprometimento apenas de CD) por trombo, e sem sinais de angina em repouso e refratária.

    OBS; Apenas por curiosidade, qual seria o motivo deste paciente ter sido submetido a uma AngioTC após a cineangiocoronáriografia

    Ass. André Lima

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo de Marca-passo - Ricardo Sobral

ESTUDO ISIS - 2