IAM com supra de ST


Paciente, sexo masculino, 61 anos, tabagista importante e dislipidêmico admitido com angina típica (7/10), palidez e sudorese fria, sendo realizado ECG que evidenciou supra de ST em parede inferior. Foram iniciadas medidas para SCA e encaminhado ao serviço de hemodinâmica.

O CATE demonstrou CX com estenose segmentar na porção proximal do grande ramo Mg com obstrução máxima de 75% sugerindo placa estável. Optado por não realizar ICP primária. Houve resolução espontânea do supra desnível do segmento ST após o CATE.

Na investigação diagnostica o paciente foi submetido a infusão de contraste em aorta sem sinais de dissecção, AngioTC de tórax que afastou TEP e dissecção aórtica aguda e ecocardiograma normal com FE: 67,82%.

O paciente foi encaminhado a unidade coronariana com persistência do quadro álgico, mesmo em uso de nitroglicerina e morfina endovenosos. ECG durante as crises não mostrou alteração isquêmica do segmento ST, porém houve elevação significativa e progressiva dos MNM.

Pelo caráter recorrente da dor e alteração dos MNM foi optado por realizar novo CATE de urgência e ATC da Marginal com stent convencional.

O paciente evoluiu assintomático, com queda dos MNM (CKMB massa: 121,7 – 98,55 – 33,5 – 10,49 – 3,27 e TnT: 1,85 – 1,62 – 1,11 – 0,855).

Foi submetido a RNM do coração que evidenciou área de necrose estimada em 15%.

Discussão:

ICP primária da Mg da Cx na admissão do paciente, mesmo sendo sugestivo de placa estável e fluxo TIMI 3, uma vez que o paciente tinha dor precordial típica e supra de ST em parede inferior

Caso Clínico postado por Dra. Mariana Cota Bastos (Residente de clínica médica do HSR)


Discussão da sessão clínica:

O principal mecanismo fisiopatológico do infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST é a instabilização de uma placa aterosclerótica previamente existente, com formação de trombos e oclusão arterial aguda. O seu tratamento, portanto, prioriza a recanalização da artéria relacionada ao infarto o mais precocemente possível.

A cineangiocoronariografia não é o padrão ouro para definirmos estabilidade da placa, apesar de poder sugerir o aspecto da lesão. Visto que o paciente matinha dor precordial indicaríamos ICP primária da artéria culpada, mesmo que o evento tenha ocorrido por instabilidade da placa com reperfusão espontânea.

Após revascularização miocárdica, o paciente realizou RNM do coração com a evidencia de fibrose em 15% da parede dorso lateral do VE com sinais de no reflow.

Comentários

  1. Muito boa essa discussão, foram levantados bastantes pontos que eu não havia notado. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo de Marca-passo - Ricardo Sobral

ESTUDO ISIS - 2