PRIDE STUDY

Na sessão de artigo da UCI do dia 26/09/11 foi discutido o estudo PRIDE (www.ajconline.org/article/S0002-9149(05)00115-3/abstract). Maior trial prospectivo com o objetivo de estabelecer definitivametne o papel do NT-proBNP no diagnóstico de insuficiência cardíaca congestiva (ICC)em pacientes que se apresentam com dispnéia no departamento de emergência. Foram excluidos do estudo, pacientes com insuficiência renal grave (creatinina > 2,5mg/dl).
O trial demonstrou que os pontos de corte no nível do NT-proBNP de maior sensibilidade e especificidade para o dagnóstico de ICC aguda foram de 450 pg/ml para os pacientes < 50 anos e 900 pg/ml para os pacientes >50 anos. O ponto de corte para exclusão do diagnóstico de ICC aguda foi de 300pg/ml. Dentre os preditores independentes para ICC aguda, o nível do NT-proBNP foi o de maior valor (OR:44,0), seguido pelo edema intersticial ao raio X de tórax (OR 11,0) e ortopnéia (OR:9,6). O desfecho primário do estudo (nível do NT-proBNP x julgamento clínico) analisado pela curva ROC mostrou que o julgamento clínico somado ao NT-proBNP foi superior a dosagem isolada do NT-proBNP e ao julgamento clínico isoladamentes.
A conclusão do estudo PRIDE foi que a dosagem do NT-proBNP é uma ferramenta adcional importante à avaliação clínica padraõ para a identificação ou exclusão de ICC aguda no departamento de emergência.

Postado por Mariana Bastos - MR1 de neurologia do HSR, em rodízio na UCI no mês em curso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo de Marca-passo - Ricardo Sobral

ESTUDO ISIS - 2