Aggressive Fluid and Sodium Restriction
in Acute Decompensated Heart Failure

    A restrição de líquidos e sódio apesar da falta de evidências  de seus benefícios terapêuticos no tratamento da insuficiência cardíaca (IC) descompensada está arraigado nas boas práticas médicas, sendo sua aplicação amplamente recomendada em livros didáticos e diretrizes clinicas. Não seguir essa regra para o manejo hospitalar do paciente com IC  foge ao senso comum, já que a prescrição desses itens se torna obrigatória nessas situações. Entretanto, começam a surgir no cenário cientifico, publicações de  trabalhos que questionam a eficácia dessa prática.
         Dentre esses trabalhos, recentemente foi publicado no JAMA um ensaio clínico randomizado realizado no Hospital das Clínicas de Porto Alegre em que se comparou o efeito de uma dieta com restrição agressiva de líquidos e sódio em pacientes admitidos por IC descompensada.  A  sua amostra foi composta por pacientes adultos com diagnóstico de IC e disfunção sistólica com fração de ejeção do ventrículo esquerdo igual ou abaixo de 45%. Os critérios de Boston foram adotados em pacientes​​ no departamento de emergência com no máximo 36 horas após a admissão hospitalar, antes de sua inclusão no estudo. Foram excluídos aqueles pacientes com taxa de depuração da creatinina endógena de 30 mL/min/1.73 m2 ou menos (pelo Cockcroft-Gault), presença de choque cardiogênico ou a sobrevivência comprometida devido a outra doença subjacente e/ou problemas que possam impedir a adesão ao tratamento com demência ou défices cognitivos.
         No universo de 813 pacientes potencialmente elegíveis, foram selecionados 75 pacientes divididos em um grupo intervenção (GI) com 38 pacientes e um grupo controle (GC) com 37 pacientes. Em ambos os grupos, dados como variáveis ​​sociodemográficas e clínicas, rotina de testes laboratoriais e receitas correntes foram coletados. Uma pontuação clinica de congestão foi calculada; o peso corporal e sede percebida foram medidos e uma amostra de sangue venoso foi tirada para a quantificação do peptídeo natriurético do tipo cerebral (BNP). O GI foi submetido a restrição de líquidos (máximo ingestão de líquidos, de 800 mL / d) e restrição de sódio (máximo ingestão alimentar, 800 mg / d), realizado até o 7º dia de internação ou até a alta hospitalar  em pacientes cujo tempo de internação foi menor que 7 dias. Os pacientes desses grupos foram submetidos a um exame físico diário guiado por uma pontuação clinica  de  congestão. O peso corporal, uso de diuréticos intravenosos, vasodilatadores, e inotrópicos também foram avaliados diariamente. O GC  recebeu uma dieta hospitalar padrão, com fluido liberado (pelo menos 2,5 L) e de sódio (com 3-5 g).
         Perda de peso e estabilidade clínica na avaliação de 3 dias foi o desfecho final primário. O peso corporal foi medido pelos investigadores utilizando balança digital e a estabilidade clínica foi definida como uma melhoria clínica, no padrão de congestão e na cessação de toda a farmacoterapia intravenosa para IC (diuréticos, inotrópicos ou vasodilatadores). Como desfechos secundários foram avaliadas a sede percebida e reinternações documentadas por IC dentro de 30 dias após a alta hospitalar. Para mensurar a sede percebida foi medida por uma escala analógica  visual, onde os pacientes foram convidados a descrever o grau a sua sede em uma escala de 0 a 10.
        Nos resultados não se observaram diferenças significativas na perda de peso corporal a partir da linha de base para reavaliação com 3 dias. A pontuação clinica de congestão também não apresentou diferenças significativas a partir da linha de base. Assim os dois grupos exibiram melhora semelhante na congestão clinicamente evidente. Em relação a sede percebida, essa foi significativamente pior no GI. A taxa de administração de medicamentos intravenosos durante os primeiros 3 dias de admissão assim com o tempo mediano para a transição de diuréticos intravenosos para via oral foi semelhantes em ambos grupos. Todas as visitas ao departamento de emergência ou internação hospitalar foram computadas dentro de um período de 30 dias após o sétimo dia ou alta. Não houve diferença significativa entre entre os grupos no número de reinternações. O BNP mediano no início do estudo foram elevados e similares em ambos os grupos. Ao final do estudo, ambos grupos experimentaram reduções similares na média níveis de BNP, no entanto, o GI tinha mais pacientes com um BNP superior a 700 pg / mL ao fim do estudo, e este subconjunto de pacientes tiveram uma maior taxa de readmissão (7 de 22 pacientes) em comparação com os controles (1 de 20).
         A conclusão apontada pelos autores do estudo é uma quebra do paradigma corrente no qual se pontua que a restrição de líquidos e sódio realizada de forma agressiva no contexto da IC descompensada não traz resultados positivos sobre a perda de peso ou a estabilidade clínica, estando associado a um aumento significativo na sede percebida sendo portanto, consideradas desnecessárias. Cabe então a nós, agora, ter a coragem de romper com a prática clinica vigente pautados nos resultados aqui demonstrados ou seguir ignorando essas evidências.


       




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo de Marca-passo - Ricardo Sobral

ESTUDO ISIS - 2