Série Insuficiência Cardíaca: O clássico estudo SOLVD e o impacto do IECA na insuficiência cardíaca.



EFFECT OF ENALAPRIL ON SURVIVAL IN PATIENTS WITH REDUCED LEFT VENTRICULAR EJECTION FRACTIONS AND CONGESTIVE HEART  FAILURE- The SOLVD.
N Engl J Med 1991; 325:293-30 




O estudo SOLVD foi publicado em 1 de agosto de 1991 na The New England Journal of Medicine.  Teve como objetivo testar pela primeira vez o uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina(IECA), tendo como desfecho primário redução de mortalidade em insuficiência cardíaca( IC) com fração de ejeção (FE) ≤ 35%.

O SOLVD teve duas linhas de pesquisa, uma tendo em vista o tratamento que incluía paciente portadores de IC com FE≤35%  com sintomas de insuficiência cardíaca congestiva(ICC) e outra com o foco na prevenção, pacientes com IC com FE≤35 sem sintomas de ICC.

Uma característica do SOLVD foi a fase de Run-in que funciona de forma semelhante a uma triagem de segurança. Ele exclui pacientes que provavelmente não se beneficiariam da intervenção, seja por falta de aderência ou por efeitos adversos. O run-in é mais utilizado em estudos de fase 2. Desta maneira o SOLVD antes de de iniciar a fase placebo controlado excluiu possíveis pacientes que não tolerariam uso de IECA ou não iriam aderir adequadamente a terapêutica, podendo desta forma superestimar o  resultado do estudo. 

Observamos que nos meses iniciais da análise de dados foram registrados maiores valores na redução relativa do risco(RRR), em torno de 33% nos primeiros 3 meses de intervenção. Desta forma, analisamos  que RRR do uso de IECA não seria de 33% como evidenciado nos primeiros meses de seguimento, pois o números de pacientes que tiveram desfecho foi reduzido neste período. Assim o RRR aproximado de 16% no final do seguimento, por apresentar maior quantidade de desfecho, possivelmente representa o real benefício do uso do IECA, com NNT de 22.

Os resultado do SOLVD na linha de tratamento apresentou uma redução do risco relativo de 16%, considerada uma redução discreta, porém se trata de uma redução de desfecho importante em uma população de alta incidência de eventos,  que traduz um beneficio significante.

O SOLVD é com certeza um dos estudos mais importantes da insuficiência cardíaca, não só por ter demostrado benefícios do uso de IECA na IC com FE ≤35%, mas por ser o pioneiro em testar o IECA em estudo de ensaio clinico, em uma época onde a terapêutica para IC se restringia a uso de diuréticos e digitálico. Sendo de leitura obrigatório para todos os médicos que conduzem insuficiência cardíaca, pois é do passado que vivemos o presente e construímos o futuro.

Comentários

  1. Muito bom! Vemos como mem tudo na medicina é fugaz. Um estudo produzido em 1991 definiu as bases do tratamento de uma doença tão prevalente e permanece sendo uma das drogas chaves na patologia. E lá se vão 25 anos!

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria! É incrível acompanhar os avanços na área da saúde.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo de Marca-passo - Ricardo Sobral

ESTUDO ISIS - 2