O badalado EXCEL trial, Nova tendência?

   Everolimus-Eluting Stents or Bypass Surgery for Left Main Coronary Artery Disease


 http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1610227#t=article


Com surgimento da intervenção coronariana percutânea (ICP), surgiu o dilema entre a revascularização cirúrgica e percutânea. Cada vem mais o tratamento percutâneo vem ganhando mais espaço na abordagem de DAC e nas doenças valvulares.

No contexto da DAC uns dos grandes dilemas atualmente é o tratamento da coronária esquerda, principalmente o tronco, por via percutânea que sempre foi considerada uma patologia de abordagem eminentemente cirúrgica.

Após o estudo SYNTAX, já abordado em neste blog, foi publicado o estudo EXCEL na New England Jornal of Medicine no dia 31 de outubro de 2016.

O EXCEL, foi um estudo aberto, randomizado, multicêntrico, envolvendo 17 países e 126 centros, durante o período de 29 de setembro de 2010 até 6 de março de 2014. Esse estudo, teve como objetivo demostrar não inferioridade da ICP com stent farmacológico de Everolimus em relação a cirurgia de revascularização miocárdica no tratamento lesão arteriosclerótica na coronária esquerda. O desfecho primário foi um combinado de morte por qualquer causa, AVC e IAM em 3 anos. O que chama atenção para este desfecho combinado é a inclusão do AVC pelo autor, uma  vez que naturalmente uma ICP apresenta-se uma menor probabilidade de ocorrência de AVC em relação a cirurgia de revascularização, o que pode ter influenciado a resultado favorável ao tratamento percutâneo.

O estudo inicialmente foi desenhado para obter um poder de 90% sendo estimado um n de 2600, porém devido a lentidão nas inscrições do paciente o valor de n  estimado foi reduzido para 1900 para um poder de 80%, sendo utilizado a intenção de tratar na análise. A margem de não inferioridade aceitável para o desfecho primário foi de 4,2% em valores absolutos.
Na avaliação da análise estatística utilizada observamos que no estudo a utilização de intenção de tratar em vez de um estudo de protocolo pode favorecer o resultado de não inferioridade.

Os resultados demonstram que em relação ao desfecho primário, existe uma diferença a favor da cirurgia de 4,0% dando um NNT de 25 com P: 0,02 para não inferioridade. Desta forma observamos que 25 pacientes teriam que realizar um tratamento cirúrgico que por se só apresenta mais morbidade para que 1 paciente tenha beneficio em relação a ICP.

No estudo EXCEL, a ICP demostra-se como uma alternativa viável ao tratamento cirurgia, principalmente em pacientes com lesão restrita a coronária esquerda e com SYNTAX escore favorável. Vale ressaltar que esse estudo pode apresentar conflito de interesse uma vez que patrocinado pela indústria do stent. Neste estudo é necessário lembrar sempre da importância de atentarmos no seu desenho e na análise que aparentemente favoreceu ao tratamento percutâneo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo de Marca-passo - Ricardo Sobral

ESTUDO ISIS - 2