Nefropatia Induzida pelo Contraste: possível prevenir?




Procedimentos envolvendo contraste iodado intravascular tem sido uma constante preocupação na prática clínica, principalmente naqueles pacientes que apresentam sabidamente a função renal comprometida. A nefropatia induzida pelo contraste se apresenta como a 3ª causa mais comum de lesão renal aguda em pacientes internados, não existe tratamento, portanto, o foco está na prevenção.
Esta entidade manifesta-se, usualmente, como uma injúria renal aguda não- oligúrica que por definição, deve haver um aumento na creatinina basal de 25-50% ou um aumento superior a 0,5mg/dl em 24-48 horas após o procedimento com contraste. A principal medida preventiva considerada nos ultimos anos é a hidratação, sendo amplamente utilizada em nosso meio. 

Em 20 de Fevereiro de 2017 foi publicado no The Lancet o artigo entitulado por: "Prophylactic Hydration to Protect Renal Function from Intravascular Iodinated Contrast Material in Patients at High Risk of Contrast-Induced Nephropathy (AMACING), desenvolvido pela pesquisa do Centro Médico da Universidade de Maastricht. O artigo propõe um estudo prospectivo, open-label, de não-inferioridade com a finalidade de avaliar a segurança e a relação custo-eficácia sobre a prevenção de nefropatia induzida pelo contraste, comparando a hidratação como profilaxia à ausência da mesma. 


No estudo foram randomizados pacientes que apresentavam fatores de risco para nefropatia  sendo  utilizado como desfecho primário a alteração da creatinina sérica dos participantes a partir da linha de base. Foi concluído que não há profilaxia não inferior e econômica na prevenção da nefropatia  induzida pelo contraste, em comparação com a hidratação intravenosa e ressaltado que a ausência de hidratação foi significativamente mais custo - efetiva em relação à hidratação intravenosa com intervalo de confiança de 95% e valores P <0,05.


O desenho utilizado no estudo e sua conclusão foram no mínimo confusa, visto que, não há descrição sobre análise de superioridade em relação a hidratação intravenosa como profilaxia da nefropatia induzida pelo contraste, algo tão enraizado na nossa prática médica, um dos exemplos de algo tão intrínseco em nossas condutas sem uma evidência forte a favor.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo de Marca-passo - Ricardo Sobral

ESTUDO ISIS - 2