Nova comparação entre Varfarina e NOACs.




N Engl J Med 2017; 376:1627-1636April 27, 2017DOI: 10.1056/NEJMoa1701005

Os NOACs já tiveram seu poder anticoagulante demostrado em diversos trials. De acordo com o princípio da complacência, podemos utilizá-los com segurança em vários cenários. Porém a comparação entre no NOACs e Varfarina ainda é explorada  em vários pontos.

O RE-CIRCUIT, trial publicado na New England Journal of Medicine em 19 de março de 2017, tem como objetivo comparar a anticoagulação continua com Varfarina X Dabigratana durante a ablação de FA. O desfecho primário foi a incidência de hemorragia importante. O desenho do estudo foi um ensaio clínico, randomizado, aberto, foi um estudo exploratório usando a prerrogativa que necessitaria de um N >2000 em cada grupo para atingir um poder com intervalo de confiança de 95 % para não inferioridade.

Na análise dos dados do CIRCUIT trial observamos uma redução de eventos hemorrágicos maiores no grupo Dabigratan X Varfarina, quando olhamos a curva de desfecho abaixo, com uma diferença importante entres os grupos.




Quando analisamos esses resultados temos que ter o cuidado, pois estamos diante de um estudo exploratório, logo não possui poder para demostrar superioridade nem inferioridade, limitando-se apenas na geração de hipóteses, sendo necessário a realização um estudo com poder suficiente para aceitar ou rejeitar um possível benefício.


Ao nos depararmos com qualquer estudo devemos sempre prestar muita atenção na sua análise estatística, pois embora possam estar publicados em revistas médicas de alto impacto, como New England, não necessariamente tem poder para afirmar ou negar uma hipótese, o RE-CIRCUIT trial contextualiza bem esse cenário.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo de Marca-passo - Ricardo Sobral

ESTUDO ISIS - 2