Infarto com supra e lesões multiarteriais: o que abordar?




Tema de diversas discussões, artigos e recomendações pelas principais diretrizes do mundo, a intervenção de outras artérias não culpadas, durante um infarto com supradesnível do segmento ST (STEMI), foi alvo de mais um estudo: o Compare-Acute – publicado em março de 2017 na New England Journal of Medicine.

Este estudo prospectivo e multicêntrico, randomizou os pacientes com STEMI, apresentando outras lesões angiográficas significativas (≥ 50%), para realização da mensuração do FFR, com um grupo recebendo tratamento completo (se FFR ≤ 0,8) X tratamento apenas da artéria culpada. Vale ressalta que o grupo “apenas artéria culpada” tinha seu procedimento encerrado após a medida do FFR, tendo alta para acompanhamento com seu médico sem ambos saberem o resultado deste, entretanto, era óbvio a não realização do tratamento completo.

O FFR é um método que mensura a pressão antes e após a lesão coronariana, gerando um “índice que representa a fração do fluxo miocárdico máximo normal que poderá ser atingido a despeito da presença da estenose” (por exemplo, um FFR de 0,5, significa que apenas 50% do que poderia ser atingido de sangue chega naquela determinada área).. Com suas indicações no contexto da angina estável, os autores justificam seu uso no contexto agudo com bases fisiopatológicas e em estudo prévio. O racional do uso do método é para melhor análise das lesões com implicação funcional.
Foi um estudo que atingiu o número de pacientes proposto (858 pacientes) para demonstração do poder sugerido, com um bom tempo de follow up, definindo como desfecho primário o famoso MACCE (mortalidade por qualquer causa, infarto não fatal, necessidade de revascularização e eventos cerebrovasculares) em 12 meses após o evento.

Com relação aos resultados, vemos que os grupos foram homogêneos, com número semelhante de fatores de risco e características próprias do infarto. A tabulação dos dados do procedimento naturalmente tende a uma diferença em relação ao tempo de procedimento e volume de contraste entre os 2 grupos. A média de Stents no grupo intervenção foi de 1,6, com ampla maioria recebendo dispositivos farmacológicos.

Chegando ao ápice do estudo, o resultado dos desfechos primários, vemos que semelhante a estudos prévios, houve uma diferença estatisticamente significante a favor do grupo tratamento completo. Logo, ser mais invasivo é benéfico em relação à conduta Less is more, correto? Bom, não foi exatamente isso que concluímos quando vimos que esse benefício é devido a maior quantidade de revascularização no grupo “apenas artéria culpada”. Essa decisão de revascularizar ficava a cargo do médico assistente, mesmo havendo um protocolo que analisava sobre essa indicação ser correta (80% correta pelos dados do artigo), portanto, a conclusão é simples: revascularizar previne revascularização posterior, o que é no mínimo esperado.


Dito isto, quebramos a criação de um paradigma: todos devem ser submetidos a revascularização completa. Mas abrimos a visão para o que é mais correto: os casos precisam ser analisados cuidadosamente e individualmente. Devemos sempre levar em consideração as particularidades do paciente, sua história pregressa e os dados angiográficos, dessa maneira teremos a indicação mais apropriada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo de Marca-passo - Ricardo Sobral

ESTUDO ISIS - 2