Ultrassom de pulmão: a antecipação de uma promessa






                Muito se tem falado do ultrassom beira-leito como uma ferramenta versátil, amplamente disponível e com capacidade de dar maior rapidez a diagnósticos e terapias no ambiente da emergência e da terapia intensiva. Embora a USG pulmonar tenha sido concebida como possibilidade em 1989, o tema vem ganhando os holofotes nesta última década e a técnica vem emergindo rápido, trazendo consigo um entusiasmo da comunidade médica em geral. Alguns chegam a comparar o uso de ultrassonografia beira-leito ao paradigma do pára-quedas – a plausibilidade de uma hipótese ser tão extrema que não precisaria ser testada. Em meio a tanto alvoroço, vale a pena buscar o cerne dessa ideia que hoje arrasta uma legião de defensores da “causa”.
                Uma das primeiras e mais emblemáticas publicações sobre ultrassom de pulmão foi de 2008, da revista CHEST. Pautado no racional de prover rapidez no diagnóstico das afecções pulmonares, o estudo se propôs a estudar uma amostra de conveniência de 260 pacientes admitidos em unidades de emergência por insuficiência respiratória aguda.
                Versando com um grau satisfatório de detalhes sobre os achados pulmonares ao ultrassom e sua relação com as bases fisiopatológicas (linhas A, linhas B, lung sliding, etc), os pesquisadores determinaram padrões de achados ao exame e confrontaram tais padrões com os diagnósticos finais dos pacientes da amostra, estes fechados por critérios semiológicos e de exames complementares, excluindo-se o US.
                Possivelmente o maior erro do trabalho foi o fato de que os pesquisadores estavam cientes do quadro clínico do paciente. Apenas a equipe assistencial foi cegada quanto aos resultados ultrassonográficos. Isso gerou um nítido viés de aferição, como será mostrado.
                Se um ultrassonografista experiente em US pulmonar realiza um exame em um paciente e encontra um padrão sugestivo de normalidade, sua conclusão será em direção da normalidade. E se este mesmo avaliador for realizar seu exame neste mesmo paciente, porém sabendo que o mesmo tem câncer, passado recente de cirurgia ou uma passado de trombose venosa, esse mesmo padrão de normalidade poderia sugerir outro diagnóstico?
                E se este viés não fosse um caso à parte dentro de uma sistemática correta porém mais um de muitos outros nessa amostra de pacientes com quadro clínico conhecido, será que algum resultado poderia ser aplicável ao cenário real?
                O que se observou daí em diante foi o seguinte: patologias com mais de um padrão ultrassonográfico; padrões ultrassonográficos compatíveis com mais de uma doença. Pura e simplesmente. O que parece ter ocorrido é que, de forma geral, qualquer padrão poderia sugerir qualquer doença, quando associada a um quadro clínico.
                O resultado disso foram os valores de acurácia obtidos pelo US nas mais variadas patologias: em média a sensibilidade girando em torno de 90-95% e a especificidade em torno de 100%! Some a isso intervalos de confiança não discriminados, um grande calcanhar de Aquiles em trabalhos de acurácia, comparável a não discriminar o valor de p num ensaio clínico. O resultado dessa equação foi a geração de dados estatísticos dignos de um “bom demais para ser verdade”.

       Apenas para citar um exemplo, as razões de probabilidade positiva e negativa da angio-TC para o diagnóstico de TEP são de respectivamente 9 (moderado impacto) e 0,2 (pequeno impacto); Importante deixar claro que este é o exame considerado padrão ouro na atualidade. Pois bem. As razões de probabilidade positiva e negativa do US foram de respectivamente 81 (excelente quando >10) e 0,19 (moderado impacto)!


      (Razões de probabilidade positiva e negativa são o quanto um exame aumenta ou diminui a probabilidade de um diagnóstico de acordo com resultado, seguindo o normograma de Fegan – leitura adicional sugerida: http://medicinabaseadaemevidencias.blogspot.com.br/2011/05)
                Se esta acurácia fosse verdadeira, deveríamos extinguir a angio-TC para o diagnóstico de embolia pulmonar, haja vista a fantástica acurácia diagnóstica do US para esta patologia contra um exame de acurácia inferior, logística complexa e com potencial danoso pela radiação e/ou contraste. E não só esta mas também outras afecções pulmonares seriam acusadas com performances de encher os olhos. Asma, DPOC descompensada, pneumotórax, nada passaria da perspicácia do US.
                É impossível ignorar o suporte que a ultrassonografia fornece ao ambiente da terapia intensiva. O que ainda estaria em aberto, de acordo com este estudo, seria um adequado dimensionamento desse benefício. Plausibilidade extrema, com certeza não. Bastante plausível e provavelmente acurado? Sim. O quanto? Esta sim é a pergunta certa.





Comentários

  1. Comentário bastante acertivo, porém Caio o US não apresenta critérios diagnósticos para TEP e portanto não pode ser comparado a Anglo TC, podemos utilizar o US para afastar demais patologias que cursam com quadro de dispneia (cito pneumonia, sind. Alvéolo intersticial, atelectasia, derrame pleural e pneumotorax)É caso tais patologias estejam ausentes e o quadro sugestivo podemos pensar de forma mais importante no diagnostico do TEP. Outra consideração é que o US apresenta padrões bem estabelecidos para as patologias previamente citadas e por sua vez estas não apresentam características imbricadas, como foi colocado. Nao é possível ter linha A e linha B, não é possível ter padrão de estratosfera e ausência do lung slide e isso se confundir com consolidação. Portanto, é preciso ter uma curva de aprendizado, que diga-se de passagem é rápida para este método, para dar diagnósticos com acuracia, e não confundir ausência de conhecimento com imbricacao de achados US e portanto diagnósticos. Grande Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrick, vc tem razão, mas isso foi feito pelo artigo.. Acredito que o comentário de Caio quanto ao TEP foi para reforçar o quanto caricatural foi esse trabalho, que foi nos indicado como o de maior referência. Caso vc tenha um exemplo de trabalho de boa qualidade, por favor, nos envie.

      Excluir
    2. Grande mestre Patrick! Dê o ar da sua graça de vez em quando!

      O artigo demonstra com bastante clareza as sensibilidades e especificidades do US para os respectivos diagnósticos. Interessante você ter chamado a atenção sobre o US para TEP - o artigo considera um padrão de linhas A com lung sliding - um padrão normal - como detentor daquela acurácia. Não foquei agora na crítica do que foi considerado critério mas sim na acurárcia que ele forneceu. E esta sim pode ser comparada com a angio-TC.

      Agora sim focando no padrão, o padrão de linhas A sugere um pulmão normal mas também sugere asma, DPOC, TEP. Já para pneumonia, não só linhas B, mas um padrão C, padrão A com derrame pleural, dentre outros, foram considerados sugestivos. Como dito, muitos padrões para uma única doença, um padrão para muitas doenças.

      Não estou dizendo que o US pulmonar é inútil. Mas estamos preocupados em dar o real valor que ele merece. Nem menos, nem mais.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo de Marca-passo - Ricardo Sobral

ESTUDO ISIS - 2